Pacto Federativo: Análise Constitucional dos Países do Cone Sul

Authors

  • Daniel Francisco Nagao Menezes Faculdade de Universidade Presbiteriana Mackenzie e das Faculdades de Campinas – FACAMP (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.37497/sdgs.v3i1.157

Keywords:

Pacto Federativo, Análise Constitucional, Conesul

Abstract

A proposta do artigo é pesquisar os diversos modelos de Pacto Federativo na América do Sul, especialmente Brasil, Argentina e Venezuela. O problema de pesquisa a ser respondido é a existência ou não de semelhanças entre os tipos de Federação dos países indicados acima. A investigação se justifica pelas diferenças territoriais e de processos de colonização distintos que os países analisados passaram. Isto leva a pesquisar se existe um padrão único de modelo federativo, se existem blocos diferentes de modelos federativos.

Author Biography

Daniel Francisco Nagao Menezes, Faculdade de Universidade Presbiteriana Mackenzie e das Faculdades de Campinas – FACAMP (Brasil)

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especializações em Direito Constitucional e Direito Processual Civil ambos pela PUC-Campinas, Especialização em Didática e Prática Pedagógica no Ensino Superior pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Mestre e Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Universitário da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Campinas e, das Faculdades de Campinas - FACAMP

Published

2015-05-30

How to Cite

Nagao Menezes, D. F. (2015). Pacto Federativo: Análise Constitucional dos Países do Cone Sul. Journal of Law and Sustainable Development, 3(1), 265–278. https://doi.org/10.37497/sdgs.v3i1.157

Issue

Section

Teoria Jurídica e Evolução Social