Pensar, ao Mesmo Tempo, a Partir da Diferença e da Igualdade: um Desafio Epistemológico, Teológico, Ético e Jurídico

Authors

  • Noli Bernardo Hahn Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Campus de Santo Ângelo, RS.

DOI:

https://doi.org/10.37497/sdgs.v3i2.145

Keywords:

Diferença/Igualdade. Direito. Teologia.

Abstract

O tema centra-se numa forma de pensamento em que a diferença e a igualdade integram-se, ao mesmo tempo, num mesmo ato de pensar. O desafio, no nível epistemológico, está em superar um jeito dual, paralelo ou binário de construir o pensamento. O desafio epistemológico se situa, também, em superar um pensamento fonocêntrico, em que uma voz essencial impõe-se e anula todas as vozes que não derivam dessa voz central. O desafio teológico converge ao entendimento de um Deus que diz a palavra divina inspirada a partir de lugares e contextos múltiplos. O desafio ético está em construir e internalizar valores em que se acolhem diferenças e que possibilitam humana convivência. O desafio jurídico, mesclando igualdade e diferença, numa sociedade multicultural, como a brasileira, que constrói e internaliza lentamente uma cultura democrática, localiza-se fundamentalmente no acesso à justiça.

Author Biography

Noli Bernardo Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Campus de Santo Ângelo, RS.

Doutor em Ciências da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduado em Filosofia e Teologia. Possui formação também em Direito. Professor Tempo Integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Campus de Santo Ângelo, RS. Pesquisa temas inter-relacionando direito, cultura e religião. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Direito. Participa do Grupo de Pesquisa Novos Direitos na Sociedade Globalizada, registrado no CNPq e base de sustentação da linha de pesquisa Direito e multiculturalismo, do Mestrado em Direito da URI.

Published

2015-10-22

How to Cite

Hahn, N. B. (2015). Pensar, ao Mesmo Tempo, a Partir da Diferença e da Igualdade: um Desafio Epistemológico, Teológico, Ético e Jurídico. Journal of Law and Sustainable Development, 3(2), 121–138. https://doi.org/10.37497/sdgs.v3i2.145

Issue

Section

Teoria Jurídica e Evolução Social